Nacional Atlético Clube
Nacional Atlético Clube é uma agremiação esportiva de Patos, no estado da Paraíba, fundada a 23 de dezembro de 1961.
Foi fundado por funcionários federais da cidade, notadamente dos Correios e Telégrafos. Suas cores iniciais eram o verde e o amarelo, posteriormente mudando para os atuais verde e branco.
Os primeiros times do Nacional foram amadores e compostos por funcionários federais, sob a liderança de José Geraldo Dinoá Medeiros, considerado seu fundador e que foi seu primeiro Presidente; depois houve a abertura para atletas não funcionários, embora amadores. Profissionais só começaram a ter vez quando surgiu a possibilidade do clube de ingressar no Campeonato Paraibano. Os atletas, embora sem registro, passaram a receber salários e cumprir programação sistemática de treinamento.
Os primeiros jogos do Nacional foram realizados no velho campo do Colégio Estadual (a primeira partida oficial foi contra o Botafogo de João Pessoa e o resultado foi uma derrota de 5 a 1 com o primeiro gol da história do Nacional marcado pelo atacante Expedito do Correio). Logo, passou a jogar no Estádio Municipal José Cavalcanti, que registrou, em sua inauguração em 1964, a vitória do Nacional sobre o Esporte de Patos pelo placar de 2 a 1.
Em 1965, o Nacional participa pela primeira vez do Campeonato Paraibano. Em 1970, abandonou o campeonato no meio e foi punido com multa alta e um ano de suspensão. Ficou de fora em 1971 e voltou em 1972, com um plantel caseiro, barato e homogêneo: foi o tempo dos famosos "moleques da Rua da Baixa".
Em 2007, após uma campanha impecável, foi campeão paraibano pela primeira vez em sua história. No 1º turno, faturou contra o Sousa. Na final, derrotou o Atlético de Cajazeiras. Perdeu fora de casa por 2x1 e goleou o adversário em Patos por 3x0.
No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil, sendo eliminado na primeira partida pelo Internacional por 4x0. Em 2008 conquistava a Primeira Edição da Copa Paraíba, conseguindo o direito de disputar mais uma Copa do Brasil em 2009, enfrentando o Fluminense, perdendo a primeira partida na Paraíba pelo placar de 1x0 e no Rio de Janeiro por 3x1.
Títulos :
5 Torneios Incentivo da CBF 1977/78/79/80 e 1981.
1 Campeonato Paraibano: 2007.
Estádio que manda seus jogos: José Cavalcanti Capacidade: 10.000 expectadores.
Alcunhas: Canárinho do Sertão, Naça e Verdão Maravilha.
Mascote: Canário
Presidente atual: Nildo Pereira
Treinador atual: Neto Maradona
Competições à disputar em 2013: Campeonato Paraibano
Posição Ranking CBF: 170º - 150 pontos.
0 comentários:
Enviar um comentário